Há 100 dias Viamão registrava 1ª contaminação por Covid-19

Há exatos 100 dias Viamão vive com as incertezas causadas pelo novo coronavírus. No dia 21 de março tanto a prefeitura como o estado confirmavam a primeira contaminação pela doença na Velha Capital. No decorrer deste texto relembre fatos e dados desta pandemia que mudou a rotina da população.

O último boletim epidemiológico relacionado a pandemia do coronavírus em Viamão, divulgado hoje (28), pela secretaria municipal da Saúde manteve o número absoluto de casos confirmados para a virose. Agora, desde a confirmação do primeiro caso da doença em 21 de março, Viamão computa 212 testes positivos para Covid-19.

O número, apesar de alto, não reflete a quantidade de pacientes ativos, uma vez que, deste total, descontando os pacientes curados e os 13 óbitos confirmados até o momento, Viamão computa ao todo, 121 pacientes ativos.

De acordo com o documento, 18 pessoas estão internadas em hospitais. 14 delas em Porto Alegre e outras 4 em Viamão.

Fake News em Viamão

No dia seguinte a confirmação do primeiro caso positivo em Viamão, uma notícia mentirosa foi amplamente divulgada através de um áudio nas redes sociais. A sonora, que visava unicamente espalhar medo na comunidade viamonense, dizia que um conhecido funcionário de uma padaria localizada no centro da cidade estava doente. A falsa notícia afirmava que, mesmo doente, o idoso havia trabalhado e com isso propagado o vírus no centro da cidade. A empresa veio a público negando o fato e o próprio funcionário divulgou um vídeo dizendo que estava afastado do emprego por ser do grupo de risco.

Contágios na Velha Capital

O fato de poucas pessoas serem testadas em Viamão no mês de março causou preocupação na comunidade. Muitas pessoas, sem dados oficiais, afirmavam que conheciam doentes. Diziam que várias mortes estavam ocorrendo na cidade. Citavam nas redes sociais o Hospital de Viamão e diziam que os entes públicos omitiam as informações.

Porém, oficialmente os números oficiais subiam lentamente. Tanto que a segunda contaminação foi confirmada apenas em 27 de março e as duas seguintes em 1º de abril.

A medida que o tempo passou, a violência da curva também subiu. O quarto mês do ano, foi até o momento, o pior em termos de crescimento percentual. Chegando ao dia 30 de abril com um total de 22 casos confirmados para a doença e um aumento percentual na ordem de 450% no mês.  Em maio o crescimento percentual foi de 159% e em junho, até hoje (28), centésimo dia da oficialização da primeira contaminação, 259,3%.

Números Absolutos

Dados compilados pelo site Bernardes Digital, desde a primeira contaminação, oficializada em 21 de março num paciente morador do Morro Grande, Viamão registrou 212 testes positivos para o novo coronavírus. Um mês aos a primeira contaminação, já em 21 de abril, o município contabilizava 18 testes positivos. Ao final de abril eram 22 casos, e no final de maio, 57.

absolutos

Recuperados

Diferente a curva de crescimento para as confirmações, o gráfico de recuperados cresce de maneira mais lenta. Tanto que demorou 38 dias até que a Vigilância Epidemiológica de Viamão divulgasse os primeiros números de pacientes curados. Em 27 de abril o boletim ratificava um total de 12 pacientes recuperados para a virose. 26 dias depois esse número já havia chegado em 25 e, em 21 de junho eram 48. Hoje os recuperados são segundo a secretaria de saúde 78.

Recuperados

Óbitos

Nestes 100 primeiros dias de pandemia, a comunidade viamonense lamentou um total de 13 óbitos. Evidentemente que a identidade das vítimas não é divulgada com o intuito de preservar, tanto a vida perdida como os familiares. Por outro lado, a secretaria estadual da saúde confirma dados estatísticos relacionados aos pacientes, conforme a tabela abaixo:

Gênero

Chama a atenção o fato de que alguns dos dados divulgados pela pasta estadual não serem os mesmos daqueles confirmados pelo município. A secretaria local confirmou os mesmos óbitos nas seguintes datas:

Data

Casos Ativos

Dentre os diversos setores da sociedade que observam o crescimento da curva do coronavírus, há aqueles que preferem minimizar a doença. Alguns afirmam que os dados divulgados pelo governo servem apenas para propagar pânico entre a população. Porém, a análise fria dos números nos faz concluir que neste 100º dia, Viamão tem um total de 121 pacientes em tratamento para a doença. Destes, segundo a secretaria de saúde, 103 estão em casa e outros 18 hospitalizados.

 

Gráficos

Ontem (27), a prefeitura disponibilizou uma série de gráficos indicando dados estatísticos para o novo coronavírus. Entre eles está a distribuição por bairros e os casos positivos (este último com atualização no dia 26). Confira:

informe_semanal_2706_27085030

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde/Prefeitura de Viamão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido