fbpx

Ministra destaca alinhamento entre os países do Brics na elaboração da Carta de Bonito

Terminou nesta quinta-feira (26) a 9º Reunião dos Ministros da Agricultura do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizada em Bonito (MS). Os representantes dos cinco países assinaram a Carta de Bonito, com 27 itens que reiteram o comprometimento com a cooperação na área agrícola. Os ministros afirmaram o potencial para aprimorar a colaboração nas áreas de produção de alimentos, segurança alimentar e segurança ambiental.

Em entrevista a imprensa a ministra, Tereza Cristina, destacou o alinhamento dos cinco países sobre os temas básicos discutidos na reunião. Segundo ela, há necessidade de promoção de novas soluções para a produção de alimentos.
Segundo o documento, os países do Brics estão prontos para fortalecer os mecanismos e aprimorar a comunicação em importantes temas internacionais e o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Tereza Cristina falou das viagens que tem feito para outros países nos últimos meses e que por onde passou todos tem demonstrado interesse na experiencia brasileira com a agricultura tropical, tão bem-sucedida.

A ministra também falou sobre o comércio com os países do Brics, na avaliação da ministra, a troca entre os países é importante para dar ao Brasil a forma de trabalhar pensando no futuro.
No próximo ano, o encontro será realizado na Rússia. Os representantes do Brics agradeceram a hospitalidade da ministra Tereza Cristina e elogiaram a iniciativa de fazer a reunião em Bonito. Eles também elogiaram a qualidade do documento final do encontro, a Carta de Bonito.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido