fbpx

Viradouro vira no fim e vence o Carnaval do Rio; confira as notas

7

A Unidos do Viradouro conquistou pela segunda vez o título do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A escola levou para a Sapucaí um enredo sobre as Ganhadeiras de Itapuã, grupo de descendentes de escravas que ganhava a vida lavando roupa às margens da Lagoa do Abaeté, em Salvador, e chamavam a atenção por sua cantoria.

A disputa foi acirrada até a leitura do quarto quesito, quando a Grande Rio assumiu a ponta seguida por Beija-Flor e Viradouro, um décimo atrás. Os quesitos seguintes praticamente garantiram a presença de Mocidade e Salgueiro no sábado das campeãs.

Comissão de frente da Viradouro – Foto: Marcelo Brandt/G1

O título, entretanto, escapou das mãos da Grande Rio no penúltimo quesito, Evolução. A escola de Caxias perdeu décimos cruciais devido a um buraco logo no começo do desfile. Com isso, Beija-Flor e Viradouro empataram com a mesma quantidade de pontos da Grande Rio, deixando a decisão para o último quesito: Harmonia.

A Beija-Flor saiu da disputa ao levar 9,9 de três dos cinco jurados; Grande Rio e Viradouro levaram 10 de todos os jurados. O desempate foi justamente na evolução, onde a Grande Rio perdeu pontos importantes.

A apuração deste ano contou com uma novidade em relação ao ano anterior. Desta vez, foram cinco os jurados para cada quesito, sendo a maior e a menor nota de cada quesito descartadas.

Com o resultado, Estácio de Sá e União da Ilha do Governador foram rebaixadas para a Série A, a segunda divisão do Carnaval carioca. Já a Imperatriz Leopoldinense, campeã da Série A, para o Grupo Especial de 2021.

Além da Viradouro, outras cinco escolas voltarão à Marquês de Sapucaí para o Desfile das Campeãs, no próximo sábado: Grande Rio, Mocidade, Beija-Flor, Salgueiro e Mangueira.

Ala das baianas da Viradouro – Foto: Marcelo Brandt/G1

CONFIRA AS NOTAS (notas descartadas em vermelho, válidas em negrito):

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!