fbpx

Audiência Pública discute potencialidades turísticas em Viamão

Audiência pública ocorrida ontem (26), debateu as potencialidades turísiticas existentes no município e como o desenvolvimento do setor pode impactar na economia. O encontro, que teve iniciativa dos vereadores André Gutierres e Rodrigo Pox, contou com a presença do diretor-geral da Secretaria de Turismo do Estado, Rafael Carniel, do deputado estadual Professor Bonatto, prefeito Nilton Magalhães, secretário-geral do município, Rafael Bortoletti, vereadores e empreendedores que atuam no setor e que apresentaram os desafios e expectativas de investir no município.

Em 2022, quando ainda era prefeito de Viamão,Bonatto assinou a adesão de Viamão ao programa Cidade Empreendedora, com o objetivo de estimular o desenvolvimento turístico na região. “Esse encontro nos possibilita discutir e avançar nessa pauta. Mas lembro que muito antes de iniciarmos essa discussã, os empreendedores já acreditavam no potencial de Viamão para atrair o turismo”, lembrou o parlamentar. Os parques Saint Hilaire, Itapuã, Orla de Itapuã, Lago Tarumã foram apresentados como principais áreas que podem ser exploradas para incentivar o turismo esportivo, de aventura, pesca e náutico. O município também acredita que as obras na ERS-118 entre Viamão e Porto Alegre e a rodovia Frei Pacífico, que contaram com investimentos do governo do Estado, devem melhorar a infraestrutura e logística e estimular o acesso ao município. “Quando discutimos o desenvolvimento do turismo, discutimos a retomada da economia, a geração de emprego e renda, a viabilização de ambientes favoráveis para novos empreendimentos. Com esse foco, com as relações sendo definidas e parcerias públicas privadas sendo estabelecidas, é possível desenvolver a economia através do turismo”, afirmou.

Empreendimentos como a Quinta da Estância, Vila Ventura, Autódromo de Tarumã, Parque das Águas, Morada dos Bugios, Estância das Oliveiras, Portais do Sul, Parador da Lagoa, Aeródromo Águas Claras, O Butiá, Restaurantes Barcellos e Casa Tradição Goulart, foram apresentados como potencialidades para atrair novos turistas. O proprietário do Vila Ventura, Samuel Silveira, destacou em seu momento de fala a importância de atrair novos turistas e o papel do poder público no setor. “Nosso turismo ganhou impulso na primeira gestão do Professor Bonatto, que apoiou para que pudéssemos nos desenvolver. Lembro que meu sonho quando comecei a história do Vila Ventura era reter os sete milhões de turistas que vão para Gramado, na região metropolitana”, afirmou. Para Samuel, a copa do mundo de 2014, quando o município foi estratégico para trazer a única seleção para a região sual do país, foi um divisor de águas. “Esse momento abriu possibilidade de atrairmos outros eventos como a Copa Equestre, a hospedagem de outros times Não temos ideia do que acontece na nossa cidade, muitas vezes pensamos o que pode acontecer, mas já acontece”, observou.

Foto: Fernando Santos/Divulgação

error: Conteúdo Protegido!