Cursos Populares Canoas 4.0 tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para três atividades dos Cursos Populares Canoas 4.0, iniciativa da Prefeitura de Canoas que visa fomentar um ecossistema de inovação e de empreendedorismo na cidade. Neste mês estão disponíveis a oficina Simplificando o Marketing Digital e as palestras sobre Identidade Empreendedora e sobre Empreendedorismo Social. Cada uma das atividades possui 30 vagas e estão destinadas a jovens acima de 16 anos, residentes em Canoas.

O Canoas 4.0 é uma estratégia de governo que reorganiza e dá nova governança a projetos já existentes em formato de cursos populares e gratuitos nas áreas tecnológicas onde o setor produtivo necessita de trabalhadores capacitados. Os princípios norteadores da iniciativa são o exercício de cidadania, da cultura de paz e da visão empreendedora, divididos em quatro eixos: acesso ao ensino superior (preparatórios para ENEM e vestibular), iniciação profissional, educação financeira e empreendedora e Govtech, que se trata da criação de soluções para desburocratizar e melhorar os serviços públicos com o uso da tecnologia.

O prefeito, Luiz Carlos Busato, explica que o Canoas 4.0 será central no fortalecimento de um ecossistema de inovação e desenvolvimento econômico e social. “Para isso, ouviremos o setor produtivo do município e vamos construir os cursos junto com a iniciativa privada e as universidades, a fim de atender a demanda do mercado e qualificar a mão de obra para esse novo cenário, em que há o uso da tecnologia em larga escala, o que se tem chamado de 4ª Revolução Industrial, ou Revolução 4.0”, salienta Busato.

Segundo a vice-prefeita, Gisele Uequed, o foco da iniciativa é o mercado da transformação digital (4.0) porque, embora o Brasil tenha 12,5 milhões de desempregados, na área de Tecnologia da Informação e Comunicação sobram vagas. “Queremos preparar nossos jovens para que sejam incluídos nesta revolução tecnológica que a sociedade atravessa. Será uma potente ferramenta para nossas políticas públicas de desenvolvimento social, econômico e de capacitação, para que nossos jovens possam competir no mercado de trabalho”, completa Gisele.

Os cursos serão gratuitos para a população e oferecidos através de parcerias entre poder público, iniciativa privada, universidade e sociedade civil, a chamada hélice quádrupla. O prédio dos Cursos Populares Canoas 4.0 é no centro da cidade, em frente à Praça do Avião, na rua Ipiranga, 60. O cronograma de cursos de 2020 serão lançados no início do próximo ano.

Atividades de dezembro:

Oficina Simplificando o Marketing Digital, que ocorre nos dias 17 e 18 de dezembro, entre 18h30 e 21h30, pelo SEBRAE.

Palestra Identidade Empreendedora, que será ministrada no dia 19, das 14h às 16h, pelo SEBRAE.

Palestra sobre Empreendedorismo Social, com Rafa Rafuagi e Ybnt Dejando Huella (Colômbia), no dia 19, das 19h às 21h.

 

Fonte: Prefeitura de Canoas

ffbernardes

ffbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido