É falsa mensagem que diz que Pequim e Xangai não tiveram casos de coronavírus

É falsa mensagem que diz que Pequim e Xangai não tiveram casos de coronavírus

Uma mensagem de texto amplamente divulgada no whatsapp nos últimos dias tem causado uma série de desconforto numa parcela mais suscetível da população. De acordo com o texto disseminado nas redes sociais cidades como Pequim e Xangai, ambas na China não foram afetadas pelo coronavírus.

 

Um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que até o momento foram registrados 580 casos de coronavírus em Pequim e outros 516 em Xangai. De acordo com a OMS, o baixo número de casos se deve a uma medida extrema de isolamento social tomada pelo país.

 

A mensagem também diz que novos casos não chegam à China, o que também não é verdade, uma vez que o país tem registrado novos casos da doença diariamente. No levantamento da OMS divulgado hoje (02), o país teve 93 novos casos confirmados e seis novas mortes por coronavírus.

 

A região de Jia, na província de Henan, inclusive, decretou quarentena na última quarta-feira, levantando temores sobre uma segunda onda de contágio do novo coronavírus no país.

 

O outro argumento da mensagem falsa, de que o vírus é uma arma biológica da China, é refutado por um estudo que mostra que o vírus não foi criado em laboratório. Pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália encontraram evidências de que características do genoma do novo coronavírus são resultado de seleção natural.

 

Com informações do G1.

ffbernardes

ffbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido