Grêmio vence La Equidad em estreia na Sul-Americana

Grêmio vence La Equidad em estreia na Sul-Americana

Nove anos depois de sua última participação, o Grêmio voltou a disputar nesta quinta-feira (22) uma partida da Copa Sul-Americana. Uma semana após a queda na Pré-Libertadores, o Tricolor comandado interinamente por Thiago Gomes recebeu o La Equidad, da Colômbia, pela primeira rodada da fase de grupos da competição. E a estreia foi com vitória: 2 a 1, gols de Diego Souza e Paulo Miranda.

PRIMEIRO TEMPO:
6’
Primeira chance do jogo é do Grêmio. Rodrigues aciona Ferreira em profundidade pela esquerda, que corta para o meio e chuta por cima do gol.
21’ Capitão do La Equidad, Motta tem de ser retirado de maca e é substituído por Correa.
23’ Rafinha cruza da direita. O goleiro Bonilla tenta segurar firme, mas deixa a bola passar por entre as pernas. Sorte dele que não estava entre as traves.
24’ Matheus Henrique aciona Ruan, que cruza para Alisson cabecear nas mãos do goleiro.
26’ Entrada absurda de Correa em cima de Alisson, que pisa com as travas da chuteira no tornozelo do gremista. O árbitro aplicou cartão amarelo. O técnico Alexis García reclamou e também foi amarelado. Como consequência do lance, Alisson tem que ser substituído por Léo Pereira.
36’ GOL DO GRÊMIO! Cruzamento sensacional de Ferreira do lado direito acha Diego Souza na segunda trave, que sobe sozinho para desviar de cabeça para dentro do gol.
48’ Belíssima roubada de bola de Ferreira na linha lateral, carregando para a linha de fundo antes de cruzar. Léo Pereira chuta prensado, a bola bate, rebate e vai para fora.
Em tempo: os primeiros 45 minutos do Grêmio na Sul-Americana podem ser definidos em dois fatores: o domínio tricolor e a agressividade do La Equidad. O primeiro é autoexplicativo: o Grêmio soube controlar o jogo, chegar com perigo algumas vezes e, mais do que tudo, levar a vantagem para o intervalo. Por outro lado, a quantidade de faltas cometidas pela equipe colombiana foi absurda, sendo a principal uma que tirou Alisson do jogo e, possivelmente, de uma boa parcela da temporada.

SEGUNDO TEMPO:
4’
Duas faltas duras da equipe do La Equidad levam a dois cartões amarelos: um para Mena e outro para Mantilla.
5’ Finalmente a primeira oportunidade da equipe colombiana, em chute de Herazo defendido por Brenno.
11’ Jean Pyerre tenta o toque para Léo Pereira, mas Mena intercepta e toca para escanteio.
22’ Lima cobra falta frontal e Brenno espalma, mandando para escanteio.
25’ Fora do lance, Rodrigues dá um tapa na barriga de Pacheco e recebe o cartão amarelo. O bandeira, que estava próximo do lance, solicita a troca do cartão para o vermelho, sugestão seguida pelo árbitro e que deixa o Grêmio com um a menos.
31’ GOL DO GRÊMIO! Escanteio cobrado do lado esquerdo acha Rafinha fora da área. Ele cruza, Diego Souza desvia para o meio e Paulo Miranda conclui para dentro do gol.
39’ Lima aproveita a sobra de bola na entrada da área e bate forte. Brenno faz a ponte para defender.
45’ GOL DO LA EQUIDAD! Sem marcação nenhuma, Omar Duarte recebe na entrada da área, gira e manda uma bomba, sem chances para o goleiro Brenno.
47’ Minutos depois de fazer o gol, Duarte dá um carrinho em Rafinha e recebe o cartão vermelho direto.
Em tempo: ainda que tenha visto a equipe do La Equidad crescer na segunda etapa, o Grêmio fez sua parte para segurar a vitória. Poderia ter visto tudo ir por água abaixo quando Rodrigues foi expulso em uma falta infantil, mas contou com a astúcia de Diego Souza – pela assistência certa para o gol de Paulo Miranda – e as grandes defesas de Brenno para encerrar a rodada na liderança do grupo H.

A vitória em cima do La Equidad deixa o Grêmio na liderança do grupo H. No outro jogo, o Lanús venceu o Aragua, da Venezuela, por 1 a 0, e fica na segunda colocação por ter marcado menos gols que o Tricolor. O próximo compromisso do Grêmio pela competição é justamente contra o Lanús, em uma reedição da final da Libertadores de 2017. O confronto está marcado para a próxima quinta-feira (29), no estádio La Fortaleza.

O Tricolor volta a campo no próximo sábado (24), quando  visita o Ypiranga pela última rodada do Gauchão.

 

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO: Brenno; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Cortez; Thiago Santos (Victor Bobsin) e Matheus Henrique; Alisson (Léo Pereira), Jean Pyerre (Paulo Miranda) e Ferreira (Léo Chú); Diego Souza (Lucas Silva). Técnico: Thiago Gomes.

LA EQUIDAD: Bonilla; Pacheco, García, Mena e Torralvo; Manecha, Lima, Motta [(Correa (Camacho)] e Mantilla; Ângulo (Zapata) e Herazo (Duarte). Técnico: Alexis García.

GOLS: Diego Souza, Paulo Miranda (G); Duarte (E).

ARBITRAGEM: Éber Aquino, auxiliado por Milciades Saldivar e Luis Onieva (trio paraguaio). Quarto árbitro: Nelio Garcia (Bolívia).

CARTÕES AMARELOS: Ruan, Ferreira, Victor Bobsin (G); Herazo, Correa, Mena, Mantilla (L).

CARTÕES VERMELHOS: Rodrigues (G); Duarte (E).

ESTÁDIO: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

 

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA.

jpbernardes

jpbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido