Guia de arrecadação do IPTU 2023 de Viamão vai estar disponível em 3 de janeiro

Contribuintes do município de Viamão vão poder acessar a guia de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 a partir da próxima terça-feira, dia 03 de janeiro. A informação foi confirmada pela prefeitura no começo da semana.

Para este ano, a novidade ao contribuinte está na possibilidade de realizar o pedido da guia através do Whatsapp (51) 996393700 clicando na opção 2 para cota única ou parcelamento.

Além do whatsapp também foram disponibilizadas outras possibilidades da solicitação do documento, como e-mail e site específico do IPTU.

Para a primeira opção, o contribuinte devem enviar mensagem solicitando as guias pelos e-mails: iptu@viamao.rs.gov.br e exatoria@viamao.rs.gov.br. Já o site pode ser acessado clicando aqui.

Para 2023 estão previstos descontos que podem chegar a 30% do valor do imposto devido. Mas para isso é preciso ficar atento aos prazos. Para pagamento a vista em parcela única até o dia 31 de janeiro, o desconto é de 30%; já quem optar pela quitação à vista, mas no mês de fevereiro, o desconto máximo é de 15%. Há ainda a possibilidade de pagamento parcelado, sem descontos, em até 10 vezes sem juros, com possibilidade do primeiro pagamento em janeiro, entretanto, para essa modalidade a adesão deve ocorrer até o dia 08 de março.

Neste ano a prefeitura não vai enviar o carnê do IPTU pelos Correios.