História: Carro mais vendido do Brasil completa 40 anos

História: Carro mais vendido do Brasil completa 40 anos

Há 40 anos, a Volkswagen apresentava o carro criado para ser o sucessor do Fusca: o Gol. Hoje o Gol não apenas segue sendo produzido e vendido, como quebrou os recordes do próprio Fusca. Ele é o carro mais vendido, produzido e exportado da indústria brasileira.

Até abril, foram exatas 8.342.260 unidades produzidas no Brasil, 6.952.153 exemplares vendidos e outros 1.515.305 exportados, para 69 países.

Dos 40 anos de vida, o Gol foi o carro mais vendido do Brasil em 27 deles, de forma consecutiva, entre 1987 e 2013. Perdeu o reinado para o Palio, em 2014, e jamais conseguiu alcançar o posto novamente.

Ao longo dos anos, o Gol ficou conhecido, porque, além dos números robustos nas vendas, foi responsável por introduzir novas tecnologias. Em 1988, o esportivo Gol GTI foi o primeiro veículo produzido no país a contar com injeção eletrônica.

Em 2003, 15 anos depois, o Gol foi o primeiro automóvel flex do Brasil. Seu motor 1.6 era capaz de beber etanol e gasolina, misturados em qualquer proporção.

Poucos anos antes, se antecipou às tendências atuais do turbo, ao oferecer um motor 1.0 sobrealimentado. No entanto, como a tecnologia ainda não estava tão consolidada, acabou saindo de linha pouco tempo depois.

A última grande novidade do Gol foi a adoção do câmbio automático, em 2018, anos depois de os rivais começarem a oferecer a opção.

Em 2019, o Gol foi o quinto carro mais vendido do Brasil, com pouco mais de 80 mil exemplares. Ele não tem uma nova geração desde 2008. De lá pra cá, recebeu diversos “tapas” no visual.

Mas acabou ficando para trás diante de rivais mais modernos. Ainda que careça de novidades, a transmissão ajudou a alavancar as vendas, bem como a força do nome.

A base do Gol também serviu para aumentar a família. Além do hatch, a Volkswagen criou a picape Saveiro, que acompanha o Gol desde a primeira geração, o sedã Voyage, que, após um hiato, retornou em 2008 e a perua Parati, que deixou de existir na última troca de gerações.

Por pouco, não houve um subcompacto, fruto do projeto BY, que a própria marca mostrou um protótipo em novembro do ano passado.

Além disso, o Gol também é famoso pela enorme quantidade de edições especiais, desde as esportivas, GTI, GTS, GT, passando pelas aventureiras Rallye e Track e as comemorativas, Copa, Seleção e Vintage, por exemplo.

Veja abaixo uma linha do tempo do Gol

Com informações do G1

ffbernardes

ffbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido