Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos

Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos

Quatro dias depois do chamado Dia da Eleição, os Estados Unidos da América finalmente conheceram seu 46º presidente: é o democrata Joe Biden, que derrotou o atual presidente, Donald Trump, na apuração dos votos. As agências de notícias Associated Press e France-Presse, assim como a rede de televisão CNN e o jornal The New York Times confirmaram a eleição de Biden por volta das 13h25 deste sábado (7) ao projetarem a vitória do democrata no estado da Pensilvânia.

A apuração deste ano foi mais demorada em comparação aos anos anteriores por uma combinação de fatores, sendo o principal o uso massivo dos votos por correio, difundido especialmente pelos democratas como alternativa de diminuir a aglomeração no dia oficial da eleição – no caso, terça-feira (3). Com isso, os números demoraram mais a serem divulgados, o que mudou consideravelmente o panorama da votação com o passar dos dias.

Até o início da madrugada de terça para quarta, a campanha de Biden parecia um pouco mais fraca que a de Trump, que teve a vitória decretada em estados cruciais como o Texas e a Flórida. Entretanto, com vitórias em grandes colégios eleitorais como os já esperados estados da Califórnia e de Nova York, o agora presidente eleito ganhou força, chegando a abrir 40 delegados de vantagem por volta das 18h15 de quarta (4).

Desde aquele momento, a apuração caminhou a passos lentos, com poucos números chegando às agências de notícias, impedindo a projeção de uma vitória concreta de Biden. Estados como Nevada, Arizona e Carolina do Norte seguem indefinidos tal como a Geórgia, que confirmou que uma recontagem será feita por conta da pequena diferença de votos. Ainda que Trump vença em todos estes estados, é impossível que ele alcance o número necessário de delegados.

Até o momento, o candidato a reeleição, Donald Trump, não se pronunciou e, de acordo com as agências, não pretende reconhecer a derrota tão cedo. A imprensa americana já informou que ele deve ir à Suprema Corte do país para pedir a revisão dos votos. O atual presidente chegou a afirmar por diversas vezes que o processo eleitoral do país foi fraudado, mas não chegou a apresentar nenhuma prova. Na quinta (5), Trump causou mais polêmica ao dizer que os votos que entravam e aumentavam a vantagem de Biden eram “ilegais”.

Joe Biden, 77, foi eleito senador pelo estado de Delaware em 1972, ficando no cargo até 2008. Também em 1972, perdeu a primeira esposa e a filha em um acidente de carro. Em 2008, foi eleito vice-presidente na chapa de Barack Obama, permanecendo até a eleição de Trump em 2016.

Sua vice é Kamala Harris, 56. Harris foi Advogada Geral da Califórnia de 2011 a 2017, ano em que assumiu seu mandato de senadora pelo estado. Harris é a primeira mulher e primeira pessoa negra a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos.

jpbernardes

jpbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido