Lewis Hamilton vence o GP da Turquia e é heptacampeão mundial de F1

Lewis Hamilton vence o GP da Turquia e é heptacampeão mundial de F1

Lewis Hamilton (Mercedes) provou várias vezes ao longo de sua carreira ser um dos melhores pilotos que a Fórmula 1 já viu. De seu espetacular ano de estreia, perdendo o campeonato na última prova, passando pelo título de 2008 conquistado na última volta e chegando, neste domingo (15) ao heptacampeonato mundial, empatando o recorde de Michael Schumacher. O sétimo título do inglês veio com uma vitória no Grande Prêmio da Turquia, contando ainda com o péssimo desempenho de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Sergio Perez (Racing Point) terminou em segundo e Sebastian Vettel (Ferrari), em terceiro.

O final de semana inteiro foi marcado pelo caos que o Istanbul Park tornou-se devido a uma combinação de fatores. Como a pista foi recapeada há apenas duas semanas, o asfalto estava muito escorregadio, o que levou os pilotos a rodarem e saírem da pista várias vezes nos treinos livres da sexta (13). No sábado (14), o treino classificatório ainda contou com muita chuva, duas bandeiras vermelhas no Q1 e uma pole position surpreendente de Lance Stroll (Racing Point).

VOLTA A VOLTA:
1/58:
A largada foi com a pista muito molhada. Stroll largou bem e manteve a liderança, seguido de seu companheiro de equipe Sergio Perez. Hamilton, que largou em 6º, pulou para terceiro.
1/58: Mais atrás, Esteban Ocon (Renault) é tocado por Daniel Ricciardo (Renault) e roda. Valtteri Bottas (Mercedes) tenta desviar e roda também.
1/58: Hamilton, que estava em terceiro, escapou da pista algumas curvas adiante, perdendo posições para Sebastian Vettel (Ferrari) e as Red Bulls de Max Verstappen e Alex Albon.
5/58: Verstappen pressiona pelo terceiro lugar, mas Vettel mantém a posição.
13/58: Após a primeira rodada de paradas nos boxes, Stroll manteve a liderança, seguido de Perez e Verstappen.
13/58: Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) abandona; o safety car virtual é acionado.
16/58: Com a corrida de volta à ação, Hamilton tenta fazer a ultrapassagem para cima de Vettel, mas escapa da pista e ainda perde o quinto lugar para Albon. O tailandês ainda passa por Vettel, ficando com o quarto lugar.
18/58: Verstappen vai para cima de Perez, mas escapa da pista e roda, conseguindo controlar o carro. Ainda assim, cai de terceiro para sexto.
21/58: Bottas, que estava em 15º, roda sozinho e perde duas posições.
33/58: Albon, que ocupava a terceira posição, roda sozinho e cai para quarto.
37/58: Stroll perde a liderança momentaneamente ao parar nos boxes para trocar os pneus intermediários.
37/58: Perez, que havia tomado a liderança de seu companheiro de equipe, é ultrapassado por Lewis Hamilton.
40/58: Stroll, que ocupava o quarto lugar, é ultrapassado por Vettel. Ao tentar segurar os carros que vinham de traz,
42/58: Nicholas Latifi (Williams) e Romain Grosjean (Haas) tocam e acabam rodando. O canadense consegue levar o carro para os boxes e abandona.
44/58: Charles Leclerc (Ferrari) passa por Verstappen e assume a terceira colocação.
49/58: Daniel Ricciardo (Renault) tenta segurar Lando Norris (McLaren) para manter a nona posição, mas roda e é ultrapassado.
51/58: Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) roda sozinho. Logo atrás vinham Alex Albon e Max Verstappen brigando por posição, com o holandês rodando no mesmo lugar.
58/58: Lewis Hamilton vence o GP da Turquia e, com o 14º lugar de Valtteri Bottas, é heptacampeão mundial de Fórmula 1.
58/58: Na última volta, Leclerc ultrapassa Perez pela segunda posição, mas leva o troco e ainda perde a terceira posição para Sebastian Vettel. É o primeiro pódio do mexicano desde o GP do Azerbaijão de 2018, e do alemão desde o GP do México de 2019.
58/58: Lando Norris faz a volta mais rápida, com um tempo de 1:36.806, garantindo um ponto extra.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA TURQUIA:

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL:

A PRÓXIMA ETAPA:

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, no dia 29, para o GP do Bahrein. Será a primeira de duas etapas no circuito.

jpbernardes

jpbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido