fbpx

No mês de seu aniversário Viamão Conta a Sua História nos desfiles cívicos

Após 3 anos, as escolas de Viamão volta a apresentar suas potencialidades a partir dos desfiles cívicos. Historicamente associado à Semana da Pátria, este ano os desfiles também vão contar um pouco da história de Viamão a partir de suas regiões.

Divididos em 4 momentos e com a presença de entidades que marcam diariamente as presença no município, as escolas prometem levar à rua seus trabalhos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e o tema municipal: Viamão conta sua história.

A Secretaria Municipal de Educação, professora Márcia Culau, destaca que “serão 04 desfiles: 02 na região urbana e 02 na rural, possibilitando levar o trabalho das escolas às suas comunidades locais” – destaca.

Os desfiles ocorrem, conforme a programação, nos dias 07, 10, 11 e 14 de setembro.

O primeiro deles, na quarta-feira, 07 de setembro vai ocorrer a partir das 13 horas no Centro de Viamão. Neste dia, 25 escolas participam da atividade. Além delas, foram convidadas ao ato, com participação confirmada, a APAE, a Casa de Convivência, os Bombeiros Mirins, os grupos de escoteiros e demais entidades que tradicionalmente participam do desfile.

Márcia Culau cita também que no dia 10, o desfile de Itapuã inicia às 14 horas. Este vai ter a presença de 06 escolas municipais da região. Foram convidadas ainda as entidades tradicionais e a Escola Estadual Genésio Pires.

No domingo, dia 11, é a vez do desfile em Águas Claras, no Beco do Nerci (ou na rua da Coopernorte). O encontro inicia às 9h30 e vai ter a presença de 08 escolas da região, além da Escola Técnica de Agricultura (ETA), a Escola Estadual Rui Barbosa e os piquetes da Região.

Por fim Culau informa que na data do município, ou seja, em 14 de setembro, o encontro ocorre na Avenida Liberdade, na Santa Isabel. Ali, a partir das 13 horas, 23 escolas municipais, duas estaduais, grupos de escoteiros e entidades da região vão mostrar um pouco mais dos trabalhos que visam, principalmente valorizar a chegada dos Açorianos em Viamão.

A professora salienta também que o trabalho de preparação para o desfile passou por formação de coordenadores, o que incluiu uma visita ao museu do Centro Municipal de Cultura. Neste ano os desfiles contam ainda com a presença de 38 bandas escolares, 10 escolas de educação infantil e ainda grupos de capoeira.

 

Serviço:

O quê: Desfiles Cívicos escolares

Quando: dias 7, 10, 11 e 14 de setembro

Locais: Centro de Viamão, Itapuã, Águas Claras e Santa Isabel

error: Conteúdo Protegido!