Pré-candidata a vice-prefeita de Viamão, Tininha, ressalta importância da realização de concursos públicos para a saúde

Pré-candidata a vice-prefeita de Viamão, Tininha, ressalta importância da realização de concursos públicos para a saúde

Em entrevista na tarde desta quarta-feira (23), Maria Cristina Ribeiro, a Tininha, pré-candidata a vice-prefeita de Viamão pelo Avante, na chapa encabeçada por Paulo do Sopão, apresentou algumas da ideias de governança para o município, caso eleitos em 15 de novembro.

Na ocasião a pré-candidata trouxe considerações sobre a educação. Ela disse ser necessário observar os indicadores do prova Brasil para, a partir daí determinar o método a ser utilizado na educação local. Para a pré-candidata os primeiros dados obtidos pelo sistema Alpha & Beto são satisfatórios mas que vão passar por constante avaliação. Tininha citou a importância da qualificação educacional para os jovens como facilitador de acesso ao mercado de trabalho.

Na saúde, Tininha citou o alto índice de terceirização na saúde. Lembrou que pretendem revisar os contratos e, com isso, obrigar as empresas a, entre outros fatores, quitar salários em dia. Disse que no plano de governo consta a possibilidade da criação de um hospital municipal. Afirmou que é preciso realizar novos concursos públicos para contratar profissionais cada vez mais capacitados para atendimento à saúde do município. Quanto ao chamado 0800, a pré-candidata disse haver elogios e críticas e que é preciso reavaliar o sistema.

Maria Cristina Ribeiro falou também sobre o funcionalismo público. Para ela é preciso valorizar os funcionários. Disse que os servidores dão suporte para uma boa administração e que é preciso ouvi-los em todas as questões.

A política disse que atualmente o dinheiro público é mal administrado e mal aplicado no município. Disse ser preciso fazer uma grande auditoria, revisar contratos de todas as secretarias e, segundo ela, saber para onde foi o dinheiro público.

Para que haja desenvolvimento e atração de empresas, segundo Tininha, é preciso asfaltar ruas e embelezar o município.

Tininha citou a importância da criação de uma usina de lixo em Viamão para gerar emprego e renda. Segundo ela, é possível utilizar parte do lixo para a produção de adubo.

Nos assuntos do campo, Tininha citou a saída do arroz de Viamão sem a geração de imposto. Afirmou ser necessário criar uma usina de beneficiamento de grãos. Disse ser importante criar uma Ceasa em Viamão.

Tininha citou o fato da falta de investimentos no turismo em Viamão. E que é necessário ter um olhar atento sobretudo para a região de Itapuã.

A política disse que, caso sua chapa seja eleita em 15 de novembro, vão criar praças com áreas de lazer, sobretudo para as regiões do 4º e 8º distrito de Viamão. Tininha citou o fato de Viamão ter poucas creches públicas no município. Falou sobre as escolinhas no chamado meio turno e que isso deixa os pais bastante preocupados. Para ela é fundamental que estas sejam de turno integral.

A íntegra da entrevista pode ser conferida abaixo

https://www.facebook.com/metropolitanatv.viamao/videos/387216532286413
ffbernardes

ffbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido