fbpx

Secretaria de Saúde de Viamão divulga protocolos de prevenção a Mokeypox

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Viamão divulgou ontem (04), uma série de protocolos que devem ser seguidos em casos suspeitos de contaminação por Monkeypox, a Varíola dos Macacos. Publicação ocorreu horas após a confirmação do primeiro caso da doença em morador do município e também do anúncio de um segundo caso suspeito.

De acordo com a SMS, são considerados casos suspeitos para a doença pacientes de qualquer idade que, a partir de 15 de março, tenham apresentado início súbito de erupção cutânea única ou múltipla em qualquer parte do corpo. Há ainda a possibilidade de febre, dores nas costas, dor de cabeça ou ainda outros sintomas virais.

A SMS alerta ainda que deve ser levado em consideração qualquer histórico de viagem a país cuja doença esteja em evidência há, pelo menos 21 dias antes do surgimento dos sintomas.

Em caso de suspeita para a doença, o paciente deve buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa. O isolamento domiciliar é requerido para evitar a propagação do vírus.

error: Conteúdo Protegido!