Sergio Pérez vence GP do Azerbaijão marcado por erros de Verstappen e Hamilton

Sergio Pérez vence GP do Azerbaijão marcado por erros de Verstappen e Hamilton

A manhã deste domingo (6) certamente entrou para a história da Fórmula 1. O Grande Prêmio do Azerbaijão, disputado nas ruas da capital Baku, teve cinco pilotos diferentes na liderança. E quando tudo parecia encaminhado para uma vitória de Max Verstappen (Red Bull), o pneu traseiro esquerdo do carro do holandês estourou, levando a uma bandeira vermelha e uma relargada, onde Lewis Hamilton (Mercedes) cometeu um erro incomum e foi jogado para o fundo do pelotão.

No final das contas, a vitória ficou para o mexicano Sergio Pérez (Red Bull), que soube aproveitar os erros dos rivais para conquistar sua segunda vitória na categoria. Sebastian Vettel (Aston Martin) terminou em segundo e Pierre Gasly (AlphaTauri), em terceiro.

VOLTA A VOLTA:
1/51:
A largada foi tranquila. Charles Leclerc (Ferrari) manteve a ponta, seguido de Hamilton e Verstappen. Pérez, que largou em quinto, conseguiu a ultrapassagem para cima de Gasly pela quarta posição.
2/51: Ainda sem poder abrir a asa móvel, Hamilton toma a ponta de Leclerc no final da reta principal.
4/51: Alegando uma perda de potência repentina, Esteban Ocon (Alpine) é o primeiro a abandonar a prova.
7/51: Com a asa aberta, Verstappen passa por Leclerc na reta para assumir a segunda colocação.
8/51: Segue o infortúnio de Leclerc. O monegasco é ultrapassado por Pérez e cai para quarto.
12/51: Mirando em uma estratégia de apenas uma parada, Hamilton troca os pneus macios pelos duros. A parada, entretanto, é mais lenta uma vez que a equipe demorou em liberar o britânico para evitar um acidente com Gasly no pit lane.
13/51: Verstappen vai pelo mesmo caminho de Hamilton e faz a mesma troca. A parada leva menos de dois segundos e o holandês volta na frente do rival.
14/51: Pérez também vai para os boxes, mas a parada é lenta (4,3 segundos). Ainda assim o mexicano volta na frente de Hamilton, deixando as duas Red Bulls virtualmente na ponta, uma vez que o então líder – Sebastian Vettel – não tinha parado.
18/51: Vettel entra nos boxes, fazendo com que Verstappen tomasse efetivamente a liderança do GP do Azerbaijão.
31/51: Na reta principal, pneu traseiro esquerdo da Aston Martin de Lance Stroll estoura, levando o piloto canadense a bater forte no muro. O piloto não se feriu e o safety car foi acionado.
35/51: Com a entrada do pit lane aberta após a retirada do carro de Stroll, os carros do pelotão intermediário fazem novas paradas nos boxes. Destaque para o erro da Haas no carro de Mick Schumacher, ao misturar pneus novos com usados.
36/51: O safety car entra nos boxes e a relargada é dada. Verstappen mantém a ponta, seguido de Pérez e Hamilton. O grande destaque foi Sebastian Vettel, que tomou o quinto lugar de Leclerc e, no final da volta, passou Gasly pela quarta posição.
44/51: Max Verstappen faz a volta mais rápida da prova (1:44.481) mas, devido a seu acidente algumas voltas adiante, não conquista um ponto extra.
46/51: Faltando cinco voltas para o final, pneu traseiro esquerdo de Max Verstappen estoura enquanto o holandês liderava a prova, levando-o a bater no muro. Sergio Pérez assumiu a ponta e o safety car foi acionado.
48/51: Depois de duas voltas com safety car, a bandeira vermelha foi acionada e a corrida paralisada.
49/51: Na volta de organização do grid para a relargada, George Russell (Williams) abandona a prova.
50/51: Aproximadamente 40 minutos depois da paralisação, a relargada foi dada. Pérez manteve a ponta, sendo ameaçado por Hamilton. Mas o desastre chegou para o heptacampeão mundial ao perder o ponto de frenagem e passar reto na curva 1, sendo jogado para o fundo do pelotão.
51/51: Sergio Pérez cruza a linha de chegada em primeiro, garantindo a segunda vitória de sua carreira. Sebastian Vettel e Pierre Gasly completaram o pódio. Lewis Hamilton chegou em 15º, marcando a primeira vez desde o GP da Áustria de 2018 que o heptacampeão mundial não terminou uma prova na zona de pontuação.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DO AZERBAIJÃO:

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL:

A PRÓXIMA ETAPA:

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, no dia 20 de junho, para o GP da França. A prova será disputada no circuito Paul Ricard, em Le Castellet.

jpbernardes

jpbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido