Super máquinas ajudam a Brigada Militar no combate à criminalidade

Super máquinas ajudam a Brigada Militar no combate à criminalidade

Seja pelo ar, com aeronaves modernas e potentes, ou no asfalto, sobre duas ou quatro rodas, a corporação da Brigada Militar tem contado com super máquinas para desempenhar atividades operacionais e de caráter institucional. São viaturas que, além de permitir um maior conforto aos policiais, também oferecem uma melhor pilotagem, contribuindo para a pronta resposta desejada pela tropa. 

 Oriundos de convênios ou de apreensões realizadas, os helicópteros, motocicletas e carros de luxo que hoje integram a frota da Brigada Militar – assim como os já tradicionais veículos empregados pela força -, têm sido determinantes para a redução dos índices criminais, potencializando a efetividade da atividade policial em grandes operações, ocorrências do dia a dia e apoio a outros órgãos do Estado. 

 Com quatro helicópteros multimissão e um avião de transporte, o Batalhão de Aviação (BAvBM) propícia serviços únicos com suas aeronaves, o que as tornam especiais, segundo o Capitão do Quadro de Oficiais do Estado-Maior (QOEM), Ivan da Costa Junior. Atual Adjunto da Seção de Aeronaves e piloto há oito anos no BAvBM, ele ressaltou as máquinas utilizadas pela corporação, afirmando que todas atendem às demandas da Brigada Militar. 

“As aeronaves têm capacidade de cumprirem mais de 30 missões diferentes, que só elas podem fazer. E podemos afirmar, com base em estudos técnicos, que atuam diretamente no combate à criminalidade, como, por exemplo, no apoio às tropas terrestres, seja em termos de reconhecimento de área de ação, visibilidade e filmagem de toda a ação que se transmite ao Comando da Operação, antecipação das atitudes dos indivíduos, apoio em força com grande mobilidade, iluminação noturna da área de atuação, transporte rápido de tropas, salvamentos em águas e resgate em locais de difícil acesso, remoção de feridos, transporte de órgãos, de autoridades e de material etc”, disse o Capitão.  

 Mas se no céu quem chama a atenção são as aeronaves do BAvBM, em solo essa responsabilidade fica a cargo do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).  Dispondo de diversas motocicletas, mas principalmente de 21 unidades da Super Teneré 1200, o melhor modelo disponível na frota, o pelotão de motociclistas é essencial na atuação de eventos e em apoio nas operações ordinárias e extraordinárias.

 Para o Tenente-Coronel Marcelo Carpes, Chefe do Estado-Maior do CRBM, isso ocorre porque a motocicleta Super Teneré 1200 é “para todos os terrenos, (o que) cria condições de trabalho para o policial no atendimento ao cidadão, dando uma pronta resposta rápida às demandas urbanas e rurais, pois trabalham em todo Estado.” 

Assim como as duas super máquinas já citadas, a BMW X6 representa a importância que os carros têm para a Brigada a Militar. O modelo esportivo, além de contribuir para o alto desempenho do policiamento ostensivo, também salienta a força da corporação no enfrentamento a criminosos, uma vez que o veículo foi apreendido e hoje é utilizado em prol da segurança pública do Rio Grande do Sul. 

 Em constante evolução e na busca para possuir sempre os melhores equipamentos, a Brigada Militar segue trabalhando na ampliação da capacidade operacional e na renovação de suas frotas aéreas e terrestres.

Fonte: https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/

mrsbernardes

mrsbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido