Valtteri Bottas vence o Grande Prêmio da Áustria; Norris surpreende e chega em terceiro

Valtteri Bottas vence o Grande Prêmio da Áustria; Norris surpreende e chega em terceiro
Norris, Leclerc e Bottas comemoram no pódio. Foto: Formula 1

Finalmente. Depois de várias etapas canceladas por conta da pandemia de COVID-19 e sete meses sem corridas, começou a temporada 2020 da Fórmula 1. E, pela primeira vez desde 1966, começou no continente europeu. O Grande Prêmio da Áustria, realizado neste domingo (5) em Spielberg, teve Valtteri Bottas (Mercedes) como vencedor, seguido de Charles Leclerc (Ferrari) e Lando Norris (McLaren).

Os destaques começaram ainda antes da largada: Lewis Hamilton, hexacampeão mundial, sofreu uma punição de três lugares no grid, largando em quinto. Na largada, o britânico Lando Norris (McLaren), que largou em terceiro, chegou a atacar o holandês Max Verstappen (Red Bull) pela segunda posição, mas sem sucesso.

Verstappen, aliás, foi o primeiro piloto a apresentar problemas no carro, deixando a prova. Ele foi seguido de Daniel Ricciardo (Renault) e Lance Stroll (Racing Point). Kevin Magnussen (Haas), apresentou problemas de freios e passou reto pela curva 3, abandonando a corrida. O mesmo problema foi apresentado pelo companheiro de equipe de Magnussen, Romain Grosjean. Também não completou a prova o britânico George Russell (Williams), apresentando perda de potência.

O acidente mais impressionante foi do campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen (Alfa Romeo): o pneu dianteiro direito do carro se desprendeu, levando o “Homem de Gelo” a abandonar a etapa.

Na volta 61, o tailandês Alex Albon (Red Bull) tentou ultrapassar Lewis Hamilton pelo segundo lugar, mas rodou e terminou na brita. Ele conseguiu voltar para a pista, mas na 13ª posição. A manobra, similar à ocorrida no GP do Brasil em 2019, causou ao britânico uma punição de 5 segundos. Outra penalização igual foi aplicada ao mexicano Sergio Pérez, por acelerar no pit lane.

Albon acabou não completando a prova, abandonando na 69ª volta. Uma volta depois, uma quebra na suspensão traseira fez com que o russo Daniil Kvyat (AlphaTauri) também não terminasse.

A vitória ficou com Valtteri Bottas, da Mercedes. A punição a Lewis Hamilton fez com que o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) terminasse em segundo. Na última volta, Lando Norris conseguiu a volta mais rápida, reduzindo a diferença para Hamilton e chegando em terceiro, conquistando seu primeiro pódio na Fórmula 1. O hexacampeão, que cruzou a linha em segundo, terminou em quarto.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DA CORRIDA:

A próxima etapa da Fórmula 1 ocorre no próximo domingo (12) no Red Bull Ring, em Spielberg (Áustria), mesmo circuito que recebeu a prova de hoje. Como duas corridas em um mesmo país não podem ter o mesmo nome, a etapa recebe o nome de Grande Prêmio da Estíria, em referência ao estado austríaco em que está localizada a cidade de Spielberg.

jpbernardes

jpbernardes

Um comentário em “Valtteri Bottas vence o Grande Prêmio da Áustria; Norris surpreende e chega em terceiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido