Veja quem tem preferência para votar (Eleições 2020)

Veja quem tem preferência para votar (Eleições 2020)

Exceto os idosos com mais de 80 anos, os quais sobrepõem-se aos demais na fila para o voto, a preferência, conforme a ordem de chegada, é observada para:

Os candidatos; os juízes eleitorais e seus auxiliares; os servidores da Justiça Eleitoral; os promotores eleitorais; os policiais militares em serviço; os eleitores maiores de 60 anos; os enfermos; os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida; obesos; as mulheres grávidas e lactantes; aqueles acompanhados de criança de colo e pessoas com Transtorno do Espectro Autista, bem como os acompanhantes destes.

Ainda, nestas eleições de 2020, o TSE recomenda que os eleitores com 60 anos ou mais, votem entre as 7h e as 10 horas, evitando os horários mais movimentados. Quem chegar para votar nesse horário, não sendo do grupo de risco, não será impedido de votar. Solicite sua preferência ao Presidente da Seção Eleitoral (Código Eleitoral, art. 143, §2º; Resolução TSE nº 23.381/2012, art. 5º, §1º; Resolução TSE nº 23.611/2019, art. 92,§§2° e 3º).

E ainda devido à Covid-19, deverá ser observada a obrigatoriedade do uso de máscara.

Confira algumas dúvidas dos eleitores:

Haverá votação eletrônica com identificação do eleitor por Biometria? Não, pois em razão da pandemia da Covid-19, os procedimentos relacionados à biometria do eleitor, assim como as respectivas funcionalidades implementadas na urna eletrônica para a coleta e o reconhecimento de impressões digitais, não serão aplicados às eleições de 2020 (Emenda Constitucional nº 107/2020, art. 1º, § 5º, II, Resolução TSE nº 23.611/2019, Art. 1º-A).24.

Quem não fez biometria pode votar? Nas localidades em que houve revisão, se o eleitor não fez a biometria, provavelmente teve seu título cancelado. Nesse caso, foi possível fazer a regularização da inscrição eleitoral até 06/05/2020, para possibilitar a votação no pleito deste ano.

É possível verificar a situação da inscrição eleitoral no link: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome 

Fonte: TRE RS
mrsbernardes

mrsbernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido