fbpx

ELEIÇÕS 2022: MAIS DE 2 MILHÕES DE MESÁRIOS COMEÇAM A SER CONVOCADOS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou ontem (05), o processo de convocação de mais de 2 milhões de eleitores que vão compor as mesas receptoras de votos nas eleições gerais de 02 de outubro no país. O processo, por parte da Justiça Eleitoral se estende até o dia 03 de agosto.

De acordo com o TSE, todos os convocados aos trabalhos eleitorais recebem uma comunicação oficial da Justiça Eleitoral (carta de convocação), fisicamente ou em formato eletrônico. O envio, seja por e-mail ou por WhatsApp ou de forma física, fica a cargo de cada Tribunal Regional Eleitoral nos estados.

Neste ano nas eleições gerais vão ser eleitos o presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais, distritais (no caso do Distrito Federal) e federais.

Curiosidades:

Todos os mesários convocados tem uma série de benefícios, tais como:

– ser mesário pode contar como horas complementares em cursos universitários (consulte o TER-RS, para saber se o benefício se aplica);

– em caso de empate em concurso público, pode ter vantagem para o desempate (se estiver previsto no edital);

– no dia da eleição, recebe auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45,00;

– tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário. A data destas folgas devem ser negociada com o empregador.

Quem pode?

– Pessoas maiores de 18 anos, quite com a Justiça Eleitoral.

Quem não pode?

– pessoas menores de idade;

– candidatos e respectivos parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, como irmãos, cunhados, filhos, pais, genros, noras, sogros, netos, avós, inclusive, e cônjuge.

– integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva.

– autoridades e agentes policiais, bem como funcionárias ou funcionários que exercem cargos de confiança do Poder Executivo.

– Os que trabalham na Justiça Eleitoral.

 

Inscrições como mesário voluntário
As inscrições como mesário voluntário pode ser feita pelo aplicativo do e-título para Android ou IOS. Também na página Canal do Mesário,  no site do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral.

One thought on “ELEIÇÕS 2022: MAIS DE 2 MILHÕES DE MESÁRIOS COMEÇAM A SER CONVOCADOS

Comments are closed.

error: Conteúdo Protegido!